Sexta-feira, 2 de Outubro de 2009

CANDIDATOS JUNTA FREGUESIA FUSETA VÁRIAS ORQUESTAS SEMPRE A MESMA MUSICA

 

 

VOZ DO BURGUEL
INTERVENÇÃO CÍVICA
 
 
 
CANDIDATOS JUNTA FREGUESIA FUSETA
VÁRIAS ORQUESTAS SEMPRE A MESMA MUSICA


 

 

A Voz do Burguel como entidade cívica independente de quaisquer partidos politicos durante as eleições que se vão realizar no nosso país, não dará qualquer sentido de voto em qualquer partido político.

A Voz do Burguel é uma entidade apartadaria e não cairá na mesma asneira dos Blogues de Olhão que se degladiam com a intreferência dos partidos.

 

 

  A Voz do Burguel vem como entidade civica relembrar aos habitantes da Fuseta alguns conceitos que devem ser tidos em consideração antes de votar por mais quatro anos.

 

É pena que as forças politicas a concorrer estejam todas com responsabilidades graves na gestão da Junta, pois sempre alinharam com o partido dominante.

 

Partido Socialista, os candidatos são os mesmos  do sistema para não fazerm ondas e convem não pensarem muito pela sua cabeça para não arranjar problemas.

 

Partido Social Democrata, o cabeça de lista esteve nos ultimos quatro anos na Junta nunca tomou/tomaram iniciativas de ruptura com o desgorveno da Junta são coniventes tudo o que foi ou não feito. Como têm coragem de dizer que agora fazem.

 

Partido Comunista a anterior representante na Junta Idem Idem aspas aspas, nunca se lhe viu propostas de demarcação das politicas da Junta, mesmo assim é premiada e vai em Nº3, o cabeça de lista por muito voluntarioso que seja, começa mal em vez de fazer um diagnostico da freguesia limita-se a copiar o programa eleitoral do Partido Socialista de à 4 anos assim não.

 

Bloco Esquerda não concorre, CDS tem pouca implantação.

 

Perante tal estado de coisas a Voz do Burguel vai aqui enumerar a lista de promessas eleitorais do PS na Junta da Fuseta ano 2004:

 

1. Reforçar as parcerias com as IPSS, ARS e Segurança Social

    ( Não foi cumprida, mais com as receitas da Junta mais se devia ter feito em especial no Centro Social e no Centro Saúde onde se deixou sair médicos.)

 

2. Facilitar gratuitamente a deslocação das residências dos Idosos mais necessitados para o Centro de Saúde através de transportes da Junta (Não foi cumprido)

 

3. Investir em equipamentos/ maquinas que contribuam para a limpesa das vias publicas da Frguesia.

Não cumprido a Voz do Burguel transcreve denuncia feita:

 

 

 

LIMPEZA NA TERRA DA FUSETA

 

VOZ DO BURGUEL
INTERVENÇÃO CÍVICA
LIMPEZA NA TERRA FUSETA
 
         Na sequencia das nossas Intervenções cívicas, relatamos e apontamos mais uma das grandes preocupações da população da Fuseta.
LIMPEZA NA TERRA DA FUSETA:
A falta de limpeza na Fuseta tem várias vertentes que passamos a apontar:
 
         1º O não assumir, por parte da Junta de Freguesia como uma das principais prioridades da gestão da Freguesia.
         2º O não investimento em material moderno de limpar/lavar as ruas, mantendo os funcionários de carro de mão e vassoura.
         3ºPor fim a falta de gestão por parte da autarquia, sobre o trabalho efectuado pelo pessoal de limpeza, que no mínimo é inexistente e vergonhoso, sendo que alguns dos funcionários levam uma vida que mais parece a frase (Limpar está quieto) passando a maioria dos dias sentados, só não vê quem não quer, repito alguns funcionários não todos.
        
Estes pontos e o desvalorizar por parte da Junta quando se apresentam queixas (Bairro Passarinhos à mais de três meses que não limpam o boião do lixo). Queixando-se os moradores do cheiro nauseabundo sem obter qualquer resposta da Autarquia.
        
Está a terminar o Verão e a Junta foi incapaz nesse período de limpar a jacto de agua o largo e as principais ruas da Vila, passando as pessoas em cima de autentica gordura.
 
Face a tudo o atrás descrito e que na pratica os moradores vêm a sua qualidade de vida diminuir, já para não falar da poluição que recai sobre os moradores de perto do cemitério com o fumo que de lá sai pela casinha de queima de caixões segundo nos dizem., o qual alertamos na ultima intervenção
 
 Sem sermos repetitivos, que sensibilidade tem a Junta para estes problemas?? E a oposição, Há oposição na Junta de freguesia da Fuseta???????? Há alguém que responda!!!!!!!!
 
 
VOZ BURGUEL
 
 

4. Recuperação das Instalações do Cinema Topázio

Não cumprido outra aberração da gestão da Junta em não ter protocolado com um empreiteiro a feitura da sede da Junta Freguesia em baixo e um forum para a Associação Fusetense e concerteza dois ou três andares conforme a volometria para o Empreiteiro ( só o por em promessa não faz obra.)

 

5. Construção de um refeitorio e area polivalente na Escola EB1 da Fuseta Não cumprido ao contrario tudo aponta para que a Escola EB1 vá para a Escola João Lúcio.

 

6. Requalificação da Rua da Liberdade Não cumprido (à muito que junto ao Campo de Futebol a Rua devia ser empedrada e fechada ao Trânsito até Junto ao Spot Lisboa e Fuseta, só acedendo carros para descarregar mercadoria revitalizando sim toda a zona)

 

7. Requalificação do espaço exterior da Igreja matriz Cumprido.

 

8. Repavimentação de Ruas em mau estado Cumprido mas junto à residencia do Sr presidente da Junta.

 

 

9. Alargamento da Estrada de acesso à Fuseta junto à CP Não cumprido.

 

10. Reabilitação do Moinho da Maré junto do futuro Porto Abrigo Não cumprido e a limpeza nunca foi feita o que demonstra a nenhuma sensibilidade da Junta para estes problemas.

 

11. Construção de um novo campo de futebol e balnearios do Spot Lisboa e Fuseta. Não cumprido.

 

12.Alteração e ampliação do numero de acamados do Centro Social Não cumprido.

 

13. Abertura definitiva do Posto da GNR Não cumprido aqui a

Voz do Burguel transcreve denuncia feita:

 

POSTO GNR PORQUÊ EM MONCARAPACHO

 

            VOZ DO BURGUEL
 
INTERVENÇAO CIVICA
POSTO DA GNR PORQUÊ EM MONCARAPACHO?
 
         A preocupação continua a invadir a população da Fuseta, pergunta o eleitor porquê a GNR na freguesia de Moncarapacho????. Porquê
 
         As sociedades desde tempos remotos, reservam à Segurança de bens e pessoas uma das principais preocupações, na Fuseta embora conste nas promessas eleitorais os eleitos não comungam desta preocupação.
 
         Passaremos a descrever os porquês, as incongruências do não empenhamento, da falta da GNR na Fuseta por parte da Entidades Publicas com responsabilidade sobre o assunto (Junta de freguesia e Câmara Municipal).
 
         Desde os finais dos anos 80 que os eleitores devem estar recordados a GNR em cada Verão implementava no antigo Quartel da Ex-Guarda Fiscal um Posto Provisório/ de Junho a Setembro, o qual durante a época estival dava Segurança e servia o bem estar das populações.
         Em 1996/97 foi criado em Diário da Republica o Posto da GNR da Fuseta, tendo este facto ficado a dever-se a um ilustre filho da terra “Exmº Coronel Viçoso naquela altura Chefe de Estado Maior da GNR” o qual contribuiu para colocar na terra um Cabo (Teixeira) e oito militares os quais estiveram de Maio a Fevereiro do ano seguinte, mais dispôs o governo em PIDAC (Plano Investimentos Estado) cerca de 8.000 contos para obras remodelação do Quartel da ex. Guarda Fiscal. Perante estas verdades, perguntamos aos eleitos actuais (pois a maioria eram os mesmos) incluindo a força politica.
 
         A junta de freguesia que posição tomou sobre o atrás descrito e onde se aplicaram os 8.000 contos ? que reuniões teve com os organismos intervenientes neste processo????
 
         Neste período que medeia até à implementação do Posto da GNR em Moncarapacho, quais as diligências/audiências pedidas pela Junta à Câmara Municipal, Governo Civil, Comando da GNR, etc, ???????????
         Não basta prometer em campanha eleitoral com panfletos bem elaborados pelo marketing político, à que cumprir as promessas ou no mínimo justificar o porquê do seu não cumprimento.
 
         Os nossos vizinhos de Moncarapacho demonstram ter uma Junta de Freguesia bastante activa e conseguiram nos corredores do poder, marcando audiências com o Comandante Geral da GNR, Sec. Estado da Administração Interna e outras entidades ( não sabemos se o Presidente da Junta da Freguesia da Fuseta já alguma vez durante estes cerca de 12 anos se deslocou a Lisboa tratar de assuntos da Freguesia)!!!!!!!!!!!, conseguiu o impensável o Posto na GNR em Moncarapacho, dispondo para o efeito de uma casa adaptada, e comprometendo-se com uma renda 1200 Euros mensais.
 
         O caricato da situação é que o Concelho de Olhão é o único concelho no Algarve onde na sede do concelho não existe GNR Territorial, levando a que as pessoas quer sejam da Fuseta, de Mar e Guerra, de Pechão, Belmonte ou da Alicreneira sejam obrigadas a deslocarem-se a Moncarapacho sem transportes condizentes e prejudicando a sua vida particular, muitas vezes pessoas de idade que não têm meios de transporte enfim......... Ora perante isto é fácil concluir que a Câmara Municipal de Olhão e Junta Freguesia da Fuseta não investem em Segurança (Veja-se o caso do Município de Tavira a construir um edifício de raiz para a GNR).
 
         É fácil pessoas ligadas à actual vereação da Junta de Freguesia dizerem que a Fuseta devia ter GNR, são os mesmos que não mexeram uma palha para que houvesse GNR. Há  ainda alguns na sua imbecilidade brejeira até dizem que o ex-Posto Guarda Fiscal devia ser para o Museu do Mar!!!!!!!.
 
         Face a tudo o atrás relatado a Voz do Burguel como entidade cívica, responsabiliza e convida os eleitores a responsabilizar, aqueles que embora democraticamente eleitos se demitem por omissão ou falta de capacidade para exercer a coisa publica, neste caso a temática GNR na Fuseta e pela inerente contribuição para a falta de Segurança na Freguesia.
         Mais uma vez perguntamos então e a oposição o que tem feito? . As  responsabilidades são idêntica!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
 
 
VOZ BURGUEL

 

 

 

 

14. Construção do Percurso pedonal entre a Esclola João Lucio e a Fuseta Cumprido.

 

 

15. Desenvolver contactos no sentido da alteração dos limites da Freguesia. Não cumprido Voz do Burguel transcreve denuncia feita:

 

VOZ DO BURGUEL
INTERVENÇÃO CÍVICA

 

 

DIVISÃO ADMNISTRATIVA MAIS UMA MACHADA NA FUSETA

 

 


 

 

 

 

A Voz do Burguel no sentido de como sempre informar os habitantes da Fuseta trás hoje à consideração A DIVISÂO ADMNISTRATIVA DA FUSETA, embora este tema esteja  de 4 em quatro anos  nas promessas eleitorais do partido que dirige a terra da Fuseta, o mesmo não tem como se costuma dizer mexido uma palha para resolver o mesmo.

 

Salvo as devidas excepcções, à varios anos como membro da Junta de Freguesia, José Miguel Figueira esteve na Torre do Tombo em Lisboa uma semana, a juntar documentos para o assunto não ficar mais uma vez na gaveta, a referida documentação foi entregue ao actual Presidente da Junta, que lhe pôs uma pedra em cima, pois estes assuntos dão muito trabalho e tem que se chatear muitas pessoas e .............

 

Qual o resultado e aqui a Voz do Burguel chama a atenção da gravidade da situação: ATÉ 20011 TODOS OS ELEITORES QUE RESIDAM DO CAMINHO DE FERRO PARA CIMA  BIAS SUL CONFORME FOREM ADQUIRINDO O CARTÃO UNICO QUE SUBSTITUI O CARTÃO DE ELEITOR, OBRIGATORIAMENTE TERÂO QUE VOTAR EM MONCARAPACHO.

 

Segundo apuramos junto do Registo Civil podem ser 300/500 pessoas eleitores. Isto só demonstra a incuria dos eleitos e da oposição  (pois esta no rengue  rengue do compadrio não tem feito seu papel propor medidas sobre um assunto tão grave para a terra )mas não só de agora mas desde o 25 Abril que não tiveram coragem politica para resolver este problema e agora ????????????????????????????

 

 

16. O Cemitério ??????? Não cumprido onde está a desanexação de terreno mais uma vez além da Junta toda a oposição meteu a cabeça na areia e perante as dificuldades assobiou para o lado a Voz do Burguel transcreve denuncia feita:

 

VOZ DO BURGUEL
INTERVENÇÃO CÍVICA
CEMITÉRIO ESGOTADO
LIBERDADE DE EXPRESSÃO
 

 

            Na sequência das nossas intervenções cívicas, relatamos mais uma das grandes preocupações da população da Fuseta:
            CEMITÉRIO ESGOTADO: Como é conhecimento da população da Fuseta, o cemitério encontra-se esgotado à muito tempo, sem que a Junta de Freguesia tome qualquer medida para resolver este grave problema.
            Quando os vivos tratam os mortos da maneira que a lotação do cemitério apresenta é para nos preocuparmos, não é a primeira vez que ao fazer-se uma cova se encontram restos de cadáver isto é vergonhoso e não abona quem deixou chegar o cemitério a este estado. É lamentável que para resolver o problema se crie paredes com cinco (gavetas), que de escada ou andaime quase não se chega lá.
            Existe uma clara falta de planeamento dos responsáveis pela Junta que à cerca de doze (anos) dirigem a mesma pois à muito que junto da Câmara se devia ter posto o assunto para expropriação de um terreno.
            Nem a desculpa da divisão administrativa (Assunto que falaremos noutra Intervenção Cívica) serve de desculpa pois Olhão quando esgotou o seu cemitério foi expropriado um terreno em Quelfes que continua a ser o cemitério de Olhão, mais uma vez a inércia da Junta é comprovada.
            A recente construção de um habitáculo para queimar (diz-se as tábuas dos caixões) cria-nos muitas reservas e leva-nos a pensar se não passará de um crematório. Pergunta-se o mesmo foi feito com estudo impacto ambiental. ? pois fica pegado a casas de habitação e nas proximidades de um restaurante, sem quaisquer tipo de alarmismos a Junta Freguesia deve uma explicação à população circundante.
 
VOZ Burguel

 

 

Perante tudo verificámos que promessas de politicos  leva-as o vento.

A Voz do Burguel quer reafirmar que as promessas feitas não foram na sua esmagadora maioria cumpridas mas quer que os cidadãos votantes interroguem os eleitos e se for caso disso consultem as contas da Junta nos últimos quatro anos o Parque de Campismo deu de receita bruta cerca de dois milhões de Euros (2.000.000,00) ou seja 400.000 Contos onde está a obra feita numa freguesia tão pequena, dizem-nos que existe muito dinheiro no Banco talvez???'?????.

 

Até dia 11  Outubro analisem bem o voto e onde o colocar já dizia alguém a Democracia é o melhor dos piores sistemas políticos.

VOZ BURGUEL
publicado por vozburguelfuseta às 21:26
link do post | comentar | favorito
10 comentários:
De Fuz! a 3 de Outubro de 2009 às 03:25
Tenho a dizer que felizmente ainda há pessoas DECENTES que dão a cara pela terra. Que prescindem de horas diárias (com a família, amigos ou até mesmo de lazer) para trabalhar em prol da freguesia. Só lhes temos a agradecer. Sabemos que se poderiam ter feito mais coisas, mas como pessoa culta que calculo que o Sr. seja, já devia saber que muito tempo é perdido por causa das burocracias do sistema. Mais, quando se faz um projecto para uma freguesia, não se pensa como os burros, em apenas 4 anos, mas sim mais além. Criando condições! As promessas feitas, naturalmente, não são para uma freguesia que quer estagnar daqui a 4 anos, mas sim CRESCER, crescer sempre!
O Sr. diz que as listas são sempre as mesmas. Porque será?! Porque são as mesmas pessoas que continuam a ter iniciativa. São as pessoas em quem os Fuzetenses confiam. Tenho pena que este blog/site só sirva para criticar negativamente. Não seria mais produtivo para todos se fizesse comentários realmente produtivos e construtivos?! Que tivesse ideias e propostas realmente exequíveis?! Você sabe que sim. Mas o que fazer quando não se tem nada a propor? Quando se têm apenas umas quantas ideias e não um projecto para o progresso da vila? É certamente mais fácil dizer mal… Até mesmo inventar. Sabe a blasfémia que acaba de enunciar?! O Parque de Campismo com lucros de 2milhões?! Mas em que terra é que você vive. Não tenho conhecimentos sobre a gestão do parque ou da sua situação financeira, mas é observável que os lucros que o Sr. alega são uma total falácia!
Não tenho opção partidária, nem tão pouco faço parte de qualquer lista ou tenho relação de proximidade com qualquer dos elementos pertencentes. Mas gosto de sugerir, ajudar. Não pago por isso nem perco nada em fazê-lo. Quem tem governado certamente não fez o melhor, mas fez tudo para que o melhor fosse feito. A Fuseta não é o que deveria ser, mas não é o que era antes! Temos uma Fuseta activa. Olhemos para as restantes freguesias. Onde há um “cartaz” de verão tão atractivo quanto o nosso?! Nem mesmo em Olhão. Os Olhanenses vêm para cá. Há desde futebol, cafés cheios de gente, bailes, noites de convívio, festas, festarolas, festins (Festa da Ria, Festa da ACF, Festa da Nossa Senhora do Carmo, Festa do Motards, Festas no cinema topázio). Acha que estas actividades são, em grande parte, financiadas por quem?! Pela Junta. É certo que há muita coisa por fazer. Mas o tempo urge, e existem situações prioritárias a serem resolvidas/executadas já. Obras ou acções, em que é gasto muito dinheiro, e que as pessoas não sentem directamente que foi em prol do desenvolvimento da freguesia. Tudo para que cresçamos em conformidade com o resto do mundo. Para que a Fuzeta não se atrase mais.
Já agora, porque é que ainda não se candidatou?! Já que sabe tanto! Sabe que mais, “Triste não é mudar de ideias; triste é não ter ideias para mudar” (Francis Bacon).
Força Fuzeta! E independentemente das minhas opções partidárias, que é coisa que nem me interessa, porque voto nas pessoas, FORÇA a todos quantos trabalham para o seu progresso. A todos quantos contribuem REALMENTE para que tenhamos orgulho em dizer, “Eu moro na Fuzeta”.


De Anónimo a 3 de Outubro de 2009 às 18:47
Em resposta e para elucidar a falacia o Snr pode verificar o novo artigo onde com documentos e sem falacia se justifica 520.000 Euros brutos para receita Parque campismo em 2009 quanto não
será em quatro anos?????????.
Quando se diz que se critica, a Voz do Burguel constata
e aponta factos, que os do costume não gostem pois
temos pena

Voz Burguel


De Anónimo a 11 de Outubro de 2009 às 11:53
Pois é, esta comentadora fala fala mas não diz nada. Francisco Leal, agente tecnico agrario em presidente da Câmara bem podia ter utilizado os dinheiros do Programa Polis para desassorear a barra que está classificada como sendo perigosa para todo o tipo de navegação. O mesmo cavalheiro já há muito que tem o estudo de impacte ambiental para o porto de abrigo aprovado ainda que de forma condicionada. O que defende ele para o desenvolvimento da pesca, ou melhor para o cluster do mar? Nem sequer é o turismo mas sim o betão. Quanto às referencias veraneantes que faz esqueceu-se da sazonalidade da situação e o que a Fuseta precisa é de trabalho a tempo imteiro e não temporario. O que alimenta a Fuseta todo o ano é a pesca directa e indirectamente e são os profissionais do sector que cada vez mais são marginalizados.


De Fuzeta Forever a 3 de Outubro de 2009 às 20:27
Voz do Burguel = Ignorantes. A coisa mais facil do mundo é criticar, e é a unica coisa que vejo neste blog desde do inicio da sua existencia, sabem sabem mas não fazem nada.
Se sabem tanto por favor elucidem-nos com as vossas inesgotaveis ideias para o futuro brilhante que pretendem ( é verdade isso é coisa que nunca fizeram, dar ideias!!!).
Sem mais de momento um habitante da Fuzeta

Força Fuzeta


De Tia Anica a 11 de Outubro de 2009 às 12:00
Este comentador deve estar a olhar-se ao espelho de tão ignorante que demonstra ser; então a critica não é uma forma de participação? Ou aos caciques não lhes interessa ouvir criticas. Sempre entendi que o desenvolvimento faz-se com a participação das pessoas e a Voz do Burguel, fá-lo e isso é muito positivo.


De Fuzeta Sempre! a 6 de Outubro de 2009 às 11:18
Este post dá para rir!

Eu diria mais: Voz do Burguel = Ignorantes e Sem nível.

Sabia que o refeitório na escola primária da fuzeta já está a ser construido. Sabia, oh sr. sabichao? Se não sabia eu digo-lhe. JÁ ESTÁ A SER FEITO!
Em relação ao fecho da escola não! Não vai fechar. A Junta de Freguesia da Fuzeta feztudo para a escola não fechar, e apostou nela.

Ao contrario da Junta de moncarapacho que nada fez nem faz pelas escolas e conseguiu fazer com que a escola de bias fechasse devido à falta de condições. Sabia desta? Aprenda!!

E já não lhe digo mais porque a sua capacidade mental não permite assimiliar mais informaçao.

Fuzeta Sempre!


De gavião a 9 de Outubro de 2009 às 23:41
Ninguém concorda com o autor, mas a cacicagem da Fuseta vem responder, em defesa dos interesses instalados por algumas familias. O desenvolvimento da Fuseta não é sustentavel e serão as gerações vindouras que pagarão os efeitos dos erros acumulados. A cultura do betão sobrepõe-se às tradicionais actividades economicas. A vila é descaracterizada. A quem serve este desenvolvimento? A uma meia duzia de familias que ao longo da vida mais não tem feito que viver da exploração do seu semelhante. Tenham vergonha!


De gavião a 11 de Outubro de 2009 às 11:40
O autor do post comete um erro enorme ao tomar o todo pela parte quando se refere aos blogs de Olhão. Onde se verificou alguma ingerencia partidaria foi apenas no Movimento Somos Olhão em que o blog é uma ferramenta de divulgação das acções que o Movimento desencadeia. É um equivoco que apenas serve para confundir as pessoas


De Fuzeta Forever a 17 de Outubro de 2009 às 19:18
Tia Anica , antes de chamares ignorante a quem não conheçes, devias primeiramente dizer qual o teu grau de ignorancia em termos academicos. Aí eu me justificava perante tamanha idiotisse, caso não saibas o significado de "critica" lê e aprende:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cr%C3%ADtica.
Depois disto, só posso dizer que tenho pena de idiotas como tu que nesta Fuzeta ainda residem, se é que nela habitam.
Apenas me resta dizer Fuzeta Forever


De Anónimo a 18 de Outubro de 2009 às 15:17
Não tens nada nessa cabeça, discute ideias dá opiniões
não critiques por criticar, só porque não gostas das opiniões, para quê ofender as pessoas, a democracia é a capacidade de nos ouvirmos expressando a nossa opiniuão sem ofender, mas a educação fica muito a desejar, fala diz comenta põe ideias não te escondas por de trás das criticas.


Comentar post

.mais sobre mim

.Novembro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

30


.posts recentes

. CONSTRUÇÕES NA RIA FORMO...

. PARABENS AOS VENCEDORES

. A VERDADE

. CANDIDATOS JUNTA FREGUESI...

. DIVISÃO ADMNISTRATIVA MAI...

. O CIDADÃO A DIGNIDADE E O...

. FAMILIA MENDES SEGUNDO AR...

. DOIS PESOS DUAS MEDIDAS

. ILEGALIDADES NO CENTRO SO...

. LIMPEZA NA TERRA DA FUSET...

.arquivos

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Julho 2009

. Maio 2009

. Janeiro 2009

. Novembro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.favorito

. CEMITERIO ESGOTADO LIBER...

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub